3 motivos para você construir seu site com WordPress (e 2 para não usar)

Se está pensando em fazer o site da sua empresa, negócio ou serviço, talvez já tenha lido sobre WordPress ou outras ferramentas de construção de sites.

Existem diversas ferramentas de gerenciamento de conteúdo, e o WordPress é de longe a mais usada, segundo dados do site https://w3techs.com/ . Ele está presente em 36% dos sites da internet (dados de maio de 2020), em segundo lugar está o Joomla (outra ferramenta de gerenciamento de conteúdo) presente em apenas 2.4% de sites na internet.

A popularidade do WordPress traz muitos pontos positivos, e vamos listar 3.

3 motivos para usar WordPress

Atualizações

O WordPress é atualizado constantemente e essas atualizações trazem diversos recursos interessantes para seu site, melhoram a estabilidade e reforçam sua segurança.

Sobre segurança, é importante ressaltar que é imprescindível que você mantenha seu site e plugins sempre atualizados e que use apenas plugins baixados de fontes confiáveis, como a loja oficial de plugins do wordpress ou lojas confiáveis como a Themeforest.

Podemos comparar nosso site ao nosso smartphone: sempre que possível atualizamos seus aplicativos para usufruir de todos os recursos e manter o aparelho em pleno funcionamento. O mesmo se aplica ao nosso site! Se não atualizarmos o WordPress e os aplicativos para suas versões mais recentes, podemos ser vítimas de códigos maliciosos ou mau funcionamento de suas funções.

Suporte a plugins e temas

Por ser a ferramenta de construção de sites mais popular do mercado, o WordPress possui milhares de plugins criados, por isso, certamente existe um plugin que se adeque à sua necessidade. Segue abaixo alguns plugins populares:

  1. Contact form 7 – Plugin para criação de formulários de contato
  2. Elementor – Plugin para construção de páginas
  3. Yoast – Plugin para controle de SEO
  4. Smush image – Plugin para compactação de imagens
  5. Smart Slider – Plugin para criação de sliders animados
  6. WP Super Cache – Plugin para otimização de velocidade de site

Além dos mais de 50.000 plugins existentes para WordPress, a ferramenta possui mais de 7.000 temas, que vão definir a aparência e implantar algumas funcionalidades ao seu site.

Com o WordPress você pode criar um layout único e exclusivo (nossa especialidade aqui no Estúdio Rubio 😄), utilizar um tema pronto ou adaptar um tema pronto para suas necessidades.

Tanto os plugins quanto os temas possuem versões gratuitas e pagas, porém a grande maioria das soluções funcionam muito bem em suas versões gratuitas, exigindo uma assinatura ou compra apenas para empresas maiores que necessitam de mais recursos ou funcionalidades.

Blog integrado

O WordPress nasceu como uma ferramenta para a criação de Blogs e cresceu tanto que hoje é uma ferramenta completa, usada na criação de sites institucionais, lojas, comunidades, portais, etc.

Por conta disso, o sistema de Blogs do WordPress é bem robusto e flexível. Você provavelmente está lendo essa publicação em um blog, certo? O blog é uma ótima ferramenta para você levar conteúdo autoral para seus clientes, e isso contribui muito para o posicionamento do seu site nos motores de busca.

No WordPress você consegue separar os posts por categorias ou tags e mantém as coisas organizadas, facilita a navegação dos usuários e ajuda o Google a identificar o tipo de conteúdo que você está escrevendo.

2 motivos para NÃO usar WordPress

Mesmo com essas vantagens listadas acima, talvez o WordPress não seja a ferramenta ideal para você. Listamos abaixo 2 motivos para você não optar por essa ferramenta:

Você precisa de uma solução extremamente simples e rápida

Existem diversas ferramentas que facilitam muito a criação de páginas, porém talvez você precise hospedar apenas uma landing page para divulgar um serviço, e você não precisa de nenhum plugin ou não poderá cuidar da manutenção desse site, nesse caso, talvez você não precise usar o WordPress.

Digamos que você presta o serviço de encanador, e queira apenas divulgar em algum lugar na internet seus dados de contato (telefone, email, redes sociais, etc) e algumas fotos e depoimentos de seus serviços. Você pode criar uma página em HTML (com a ajuda de um profissional capacitado), criar uma fanpage em alguma rede social como o Facebook ou uma landing page em alguma ferramenta de construção páginas. Muitas dessas ferramentas possuem recursos para que você crie o layout de sua página diretamente no ar.

Meu projeto é extremamente complexo e customizado

O WordPress é uma ferramenta bem completa, e como comentado, possui plugins para praticamente qualquer tipo de situação. Mas se você deseja algo totalmente customizado, o recomendado é desenvolver seus próprios plugins ou até mesmo não usar WordPress, criando uma solução exclusiva, tendo em mente que esse será um projeto grande, e provavelmente com alto custo.

Conclusão

O WordPress é uma ferramente bem completa e pode atender a quase todos os tipos de projetos. Se você não se enquadra em nenhuma das duas situações citadas acima para não usar WordPress, provavelmente o WordPress é a ferramenta ideal para seu projeto!

Unindo os recursos da ferramenta, com um layout único e exclusivo, + uma performance de navegação, pode ter certeza que você criará uma ótima experiência para seus clientes!

Se ficou com alguma dúvida, se não sabe qual a melhor solução para seu projeto, entre em contato, teremos o maior prazer em atender.

Compartilhe este post